A leitura que não pode faltar
Cada vez que acontece um confronto no futebol entre Brasil e Argentina, nossos jornalistas correm diretamente a um site para ver o que “hermanos” estão comentando: o Olé (www.ole.com.ar). Desta visita, geralmente, resultam comentários escandalizados das provocações dos argentinos e de soberba, reforçando os preconceitos que temos dos vizinhos. Os leitores brasileiros entram no embalo.
Entretanto, do que eu conheço da mídia esportiva na América Latina, o Olé é o que de melhor existe. Diariamente, sempre dou uma passada pelo site, não apenas para ver o que anda acontecendo com o meu “azul y oro” Xeneize como também para ver qual a grande tirada do dia.
Os comentários dos jornalistas de nosso país, na verdade, tem um pouco de inveja. Quem não gostaria de escrever com liberdade para jogar com as palavras e passar uma informação de qualidade que será lida em todo o país?
País do futebol, com destaque em outros esportes, faz falta no Brasil uma publicação esportiva diária forte. No fim, fica muito fechado às editorias dos jornais. Salvo exceções como o Jornal dos Sports no Rio e o paulista Lance. Este último até tenta fazer uma cobertura mais nacional, mas não consegue fugir do foco Rio-SP de sua origem.
Nessa questão da abrangência, claro que é mais fácil para a mídia argentina. Afinal, o país não tem as dimensões e nem toda a diversidade do nosso país. Sem falar que a maioria dos principais clubes da primeira divisão de lá se concentram na região da capital Buenos Aires.
Pode ser debochado, provocador, algumas vezes até um pouco vulgar, mas o Olé faz isso sempre com muita seriedade e respeito aos leitores. Sem falar que é humilde para reconhecer derrotas, valorizando os adversários e destacando a qualidade de seus atletas. Além disso, não é restrito apenas ao futebol. Claro que é o principal assunto, mas há sempre muito espaço para os bons tenistas do país, o basquete campeão olímpico e o automobilismo, paixão castelhana desde antes dos tempos de Fangio.
Apenas para comparar, neste domingo (10/9), a seleção brasileira de vôlei feminino conquistou o sexto título do Grand Prix, principal torneio anual deste esporte. O fato até está na capa das principais publicações esportivas brasileiras, mas o destaque mesmo são os resultados da rodada intermediária do campeonato de futebol.
Ponto final
- A Rolling Stone vem aí! Em outubro deve chegar às bancas o primeiro número da versão brasileira da revista. No mesmo formato da original americana, terá tiragem de 100 mil exemplares. Assim, o Brasil se junta a outros 12 países nos quais a publicação tem edições.
- Data importante hoje. Completam 33 anos do golpe que tirou Salvador Allende do poder no Chile e deu início à ditadura que tem como ícone Augusto Pinochet. Ah, também tem os cinco anos do atentado em Nova York.
ヘアサイクルについて
Há 8 anos
Um comentário:
Beleza Du! O esquema é esse mesmo: de volta à atividade. Só acho que o fundo do velho ParTô cairia bem aqui, hehehe. Grande abraço!
P.S.: A confraria tá crescendo, ehhehe.
Postar um comentário