Assisti ao show de lançamento do CD "Palavreio", de Leandro Maia. A apresentação teve entrada franca e lotou o teatro, com muita gente ficando de fora.
Foto: F. León Kiran
Como não sou um profundo conhecedor de música, busquei me informar mais sobre o artista. O jornal o classificava como "um dos melhores letristas da nova geração de Porto Alegre".
De fato, Maia tem um domínio da língua e faz uso de todos os sentidos das palavras no momento de compor, como na faixa que dá o título do álbum (Nessa vida onde sobram sertões / Inda quero uma vista pro mar / E essa língua que roça Camões / O tupy gurarani capinar). São letras intrigantes e complexas, feitas de palavras soltas e contradições (como a canção que diz algo como "dentro do menino tinha um vão, e esse vão de tão cheio era vazio"). Elas falam de amor, do próprio compositor no momento em que concebe sua obra e de tradições, como na milonga M'Boitatá, baseada na lenda transcrita por Simões Lopes Neto.
Mas Maia vai além das letras e, nas melodias, bebe de um grande número de fontes, mesclando ritmos e culturas. Numa mesma música, vai do rock ao samba, de um ritmo nativista ao afro, e usa até batidas semelhantes a da música eletrônica. Merece aplausos também pelo uso de de sucata como percussão durante o show (como latas de tinta).
Em alguns momentos, lembra Vitor Ramil. Em outros, Fito Paez. Chega até a colocar em uma música o "yeah, yeah" de "Lithium", do Nirvana. Encontra sonoridade nas palavras, como na faixa que diz, repetidamente, "fiquei contigo em Connecticut", marcando o ritmo com a pronúncia dos tês bem ao modo gaúcho (não como um simples "t", mas como "tch..", semelhante ao tchê). Tente você também aí na sua casa: fiquei contchigo em Connectchicutch / fiquei contchigo em Connectchicutch...
Blog do Palavreio: http://palavreio.blogspot.com/
Site de Leandro Maia no Trama Virtual, para ouvir algumas das canções: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=24639
Fotos do show: http://picasaweb.google.com/kiranfoto/Palavreio_LeandroMaia
Ponto final
Trocando de assunto...
"Dos clientes de nosso cadastro, 2% garantem 50% do nosso faturamento"
Declaração de Christian Hallot, embaixador da joalheria brasileira H.Stern, durante palestra sobre Marketing do Luxo.
Um comentário:
grasnde show, grande músico, artista, educador, grande pessoa.
tem videos do show no Youtube:
http://br.youtube.com/user/lumellolu
abraço!
Postar um comentário