.....................

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

A volta do Centro

A promessa era a seguinte. Com a inauguração do Centro Popular de Compras, ou Camelódromo Aéreo (como é chamado), a partir desta segunda, a prefeitura de Porto Alegre iria retirar os camelôs que entupiam e esporcalhavam a bela e esquecida Praça XV e as ruas dos Andradas, José Montaury e Marechal Floriano. Era difícil de acreditar que, da noite para o dia, isso iria acontecer, depois de tanto tempo veríamos essa área do Centro livre, só com a construção de uma área para os ambulantes.

Eis o que vi segunda de manhã:

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Não acreditei. Eu nem lembrava mais como era essa área. Não sei quanto tempo vai durar, logo vão colocar um estacionamento com 37 vagas ali. Mas já passei duas vezes pelo local e foi difícil não ficar com um sorriso no rosto pelo fato de ver, enfim, aquela área limpa, sem lonas e o emaranhado de cordas para todos os lados, sem ter que correr o risco de tomar um banho num dia de chuva porque um ambulante qualquer resolve mexer na lona e tirar o excesso de água, que cai bem em cima de ti.

Os gritos de "Cd e DVD", "Tênis Nike Shox" e "Óculos, óculos, óculos" ainda estão lá. Mas em número bem menor, sem ocupar espaço, enquanto a fiscalização estiver atuante. E diz que já acharam produtos piratas dentro do Camelódromo, o que é proibido. Mas alguém esperava que os camelôs iam sair tão pacificamente e pagar aluguel, luz e água e ainda parar de vender contrabando?

Foto: Fredy Vieira/PMPA
Dá até para caminhar na Rua dos Andradas, sem aquele monte de panos no chão


É o centro de Porto Alegre, aos poucos, sendo devolvido à população. Para, como li no jornal de bairro, deixar de ser apenas "o lugar para resolver problemas" ou "o local de trabalho", e tornar-se mais uma opção de lazer. O cheiro ruim e o lixo nas ruas continuam. Sinal de muito trabalho pela frente ainda.

Nenhum comentário: