.....................

quinta-feira, março 04, 2010

A história de "Los Traperos"

Da leitura do Clarín. Na Argentina existe um clube de futebol que está próximo de conseguir subir de divisão pela primeira vez em sua história. Há 34 anos jogando na Primera D (espécie de 5ª divisão dos clubes filiiados a Asociación del Fútbol Argentino.- AFA), pelo menos o Club Social y Deportivo Yupanqui nunca caiu (no caso, seria ficar um ano sem jogar em competições oficiais).

Em um primeiro momento, o nome Yupanqui pode não soar estranho para alguns, pois remete a um dos expoentes da música argentina, Atahualpa Yupanqui. Entretanto, o motivo da escolha do nome quando da fundação do Yupanqui Basket-Ball Club, em 12 de outubro de 1935, remete ao significado da palavra: “De ti falará a posteridade”.

O objetivo está sendo alcançado por um fato curioso. O Yupanqui se fez famoso por ser considerado o clube argentino com menos torcedores. Tanto que seu apelido é “Los Traperos”, uma vez que a torcida tem mais bandeiras do que gente. Um dos sócios do clube explicou a história ao La Nación, em 2001: “Nos jogos, penduram uns 15 trapos e ficam por ali umas cinco pessoas”.

O clube não tem estádio próprio e joga como local na cancha do Deportivo Riestra, ao lado do Nuevo Gasometro, estádio do San Lorenzo (ao fundo)


Inspirada nessa situação, uma agência de publicidade usou a imagem do Yupa para desenvolver uma campanha para a Coca-Cola com o mote “A equipe com menor torcida do futebol argentino, mas não com menor paixão”.



Pelo uso da imagem, o clube recebeu 25 mil pesos (à época peso e dólar eram praticamente equivalentes), investidos em obras. Cada jogador que participou também recebeu um extra de 500 pesos.



Os vídeos deram notoriedade ao clube e a torcida passou a crescer. Chegaram a contabilizar, em algumas partidas, mais de noventa pessoas apoiando o Yupanqui.

Links:

Club Social y Deportivo Yupanqui
http://www.yupanquifutbol.com.ar/sitio/index.php

“Yupanqui, el más modesto que llegó a la notoriedad”, La Nación, 14/10/2001
http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=342997

“Querido Ascenso - Salir de perdedor”, Clarín, 26/02/1010
http://www.clarin.com/diario/2010/02/27/um/m-02148673.htm

Nenhum comentário: