Em um primeiro momento, o nome Yupanqui pode não soar estranho para alguns, pois remete a um dos expoentes da música argentina, Atahualpa Yupanqui. Entretanto, o motivo da escolha do nome quando da fundação do Yupanqui Basket-Ball Club, em 12 de outubro de 1935, remete ao significado da palavra: “De ti falará a posteridade”.
O objetivo está sendo alcançado por um fato curioso. O Yupanqui se fez famoso por ser considerado o clube argentino com menos torcedores. Tanto que seu apelido é “Los Traperos”, uma vez que a torcida tem mais bandeiras do que gente. Um dos sócios do clube explicou a história ao La Nación, em 2001: “Nos jogos, penduram uns 15 trapos e ficam por ali umas cinco pessoas”.
O clube não tem estádio próprio e joga como local na cancha do Deportivo Riestra, ao lado do Nuevo Gasometro, estádio do San Lorenzo (ao fundo)
Inspirada nessa situação, uma agência de publicidade usou a imagem do Yupa para desenvolver uma campanha para a Coca-Cola com o mote “A equipe com menor torcida do futebol argentino, mas não com menor paixão”.
Pelo uso da imagem, o clube recebeu 25 mil pesos (à época peso e dólar eram praticamente equivalentes), investidos em obras. Cada jogador que participou também recebeu um extra de 500 pesos.
Os vídeos deram notoriedade ao clube e a torcida passou a crescer. Chegaram a contabilizar, em algumas partidas, mais de noventa pessoas apoiando o Yupanqui.
Links:
Club Social y Deportivo Yupanqui
http://www.yupanquifutbol.com.ar/sitio/index.php
“Yupanqui, el más modesto que llegó a la notoriedad”, La Nación, 14/10/2001
http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=342997
“Querido Ascenso - Salir de perdedor”, Clarín, 26/02/1010
http://www.clarin.com/diario/2010/02/27/um/m-02148673.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário