.....................

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Lá onde Alemanha, Brasil
e Argentina se juntam


Situação curiosa a do Noroeste do Rio Grande do Sul. Ali, a colonização alemã provoca uma mescla das tradições do país de origem, com os costumes brasileiros e também argentinos, pela proximidade com a nação vizinha. Tive a oportunidade de conhecer este cenário no Natal, quando fui visitar a Tassi e sua família.

A tranqüilidade, a natureza abundante e a beleza dos campos de soja e milho chamam bastante a atenção neste lugar às margens do Rio Uruguai. Mas é melhor colocar algumas imagens a ficar escrevendo.


Os pezinhos de soja já estão crescendo. Se chover o necessário em janeiro, a safra este ano vai ser boa e estas plantas vão dar muitos grãos.


Chuva que veio neste feriadão, na véspera do dia 25. O tempo ficou feio, ventou bastante e, segundo um medidor instalado pela cooperativa local, caíram 16mm de água, completando a quantidade esperada para dezembro.


Para evitar a dependência do fator tempo, a solução foi buscar fontes alternativas de renda. Por exemplo, a criação de gado ou, ainda, de porcos.


Outra característica é a religiosidade, com forte presença da Igreja Luterana. Mas até nisso o êxodo rural tem influência. O número de pessoas presentes nas atividades da igreja diminui a cada ano. No Natal não há uma missa como na Igreja Católica. O pastor (que pode casar) fez uma leitura comentada sobre o nascimento de Jesus. Depois, abriu espaço a participação da comunidade, em especial das crianças, que cantam e lêem mensagens sobre a data.


Os desníveis às margens do Rio Uruguai formam uma bonita paisagem, nessa união de terras com a curva do rio.


O Rio Uruguai desenha a fronteira oeste do Rio Grande do Sul e tem 1.770 km de extensão. Onde eu estava as águas são calmas, permitindo um banho tranqüilo. Até dá pra atravessar e chegar à Argentina, na outra margem, nadando.


Enfim, foi uma ótima viagem, cheia de descobertas, novas informações e conhecimentos, além de um reencontro tão esperado. Assim que puder, vou tentar voltar para lá.

Ponto Final

Como não vou atualizar mais até o ano que vem, ficam aqui os meus desejos de um ótimo 2008! Um ano para somar esforços em meios de danificar o ambiente onde vivemos e começar a tentar recuperar um pouquinho dessa destruição.

Nenhum comentário: