.....................

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

No trânsito, falta de atenção mata

Esse é o mote das campanhas do Detran-RS em 2009 dirigidas à educação no trânsito. Desconhecia essa iniciativa quando escrevi o artigo publicado no Correio no dia 28. Segundo a mensagem, um de cada três acidentes de trânsito ocorrem pela distração do motorista, seja por mexer no rádio, falar ao celular ou, no caso gaúcho, tomar chimarrão dirigindo.

As ações planejadas pelo órgão de trânsito para o primeiro trimestre estão descritas no site da autarquia (clique aqui), mas uma das primeiras ações já chamou a atenção do público. No dia 30, às 19h, sete emissoras de rádio gaúchas voltadas ao público jovem transmitiram o mesmo programa, o "Atenção Total Detran", com a participação de comunicadores de cada uma delas. Abaixo, o vídeo do making of, pela agência Escala:



Enfim um tema diferente para uma campanha de trânsito. É importante, claro, a abordagem ao excesso de velocidade e o consumo de bebidas alcoólicas, mas a quantidade de "moscões" nas ruas nos últimos tempos tem crescido demais. É impressionante a quantidade de vezes que se escuta a frase "Quando percebi, aconteceu, nem tive tempo de evitar" para justificar um acidente.

Mas ainda acho que precisamos de campanhas de trânsito mais fortes, como essas:



Imagine qualquer um desses vídeos (exceto o do dedinho) passando no intervalo antes do final do último capítulo da novela das oito. Acho que dá pra salvar algumas vidas.

Ponto final

"Eu fui o Obama do sul na década de 90!"


A frase foi dita esta manhã, em uma entrevista à Rádio Guaíba, pelo ex-governador gaúcho Alceu Collares, sobre sua eleição para o cargo em 1990. Collares, político das antigas, da escola e do mesmo partido de Leoonel Brizola, é conhecido pela sua inconfundível voz e pela fama de "balaqueiro", como ele mesmo admite. "Tem que ser balaqueiro mesmo. Todo mundo diz que eu sou e não vou negar. Eu me olho no espelho todas as manhãs e me acho bonito." Uma figuraça ele, daquelas que vale a pena ver em um debate por partir para o ataque e não ficar fazendo firulas e enrolações como os candidatos atuais. Entretanto, seu período de governo ficou mais marcado pelas lambanças do calendário rotativo na educação pública (cuja secretaria era comandada pela sua esposa, à epoca) do que por qualquer outra realização.

Piero no Lata Velha

Um chamado à mobilização: vamos colocar o Opala do Piero no Lata Velha! Quem quiser ajudar, pode saber como no http://tinyurl.com/b5lxsj

Um comentário:

Anônimo disse...

Se o Obama declarasse que é o Collares do século XXI, os gringos ficariam com o c* na mão...

Valeu pelo apoio!