.....................

quarta-feira, junho 03, 2009

A história do helicóptero sul-americano

Início de férias. Estava aproveitando a tarde dessa terça para fazer algo que há muito planejava: um doce-de-leite no panelão de ferro.

Durante o preparo, assisti o programa Estudio País no Canal 7 argentino (exceto alguns hermanos muito patrióticos, acho que fora da Argentina sou o único que assisto esse canal). É uma atração bem interessante e que poderia ser copiada por alguma das nossas emissoras nacionais. Em um estúdio, juntam representantes de cada uma das províncias para dar os principais fatos que estão acontecendo na região. Além disso, com uma unidade móvel percorrem o país, apresentando algumas cidades e curiosidades sobre elas.

Hoje a móvel estava em Saladillo, cidade de 30 mil habitantes distante cerca de 180km de Buenos Aires. Entre os destaques da cidade, a criação de gado e a realização de um festival de “cinema com vizinhos”, no qual, no princípio, eram apresentados vídeos feitos pelos próprios habitantes, mas que cresceu com a difusão da ideia.

Mas o que me chamou a atenção foi a história do senhor Augusto Cicaré. Apelidado “Pirincho” (pássaro conhecido no Brasil como “anu-branco” ou “rabo-de-palha”), Cicaré foi o primeiro a desenvolver e construir, na América do Sul, um helicóptero.

O fato aconteceu quando Pirincho tinha 21 anos. O Cicare CH-1, como o modelo foi batizado, foi construído com materiais e instrumentos que encontrava em sua oficina agrícola. O primeiro voo aconteceu em 1961. A foto abaixo mostra o equipamento.


Não havia sido a primeira engenhoca do argentino. Aos 11 anos, construiu um motor de quatro tempos e o colocou numa lava-roupas. Depois vieram outra série de equipamentos que o ajudavam em seu trabalho e até uma motoneta. Nesse meio tempo, abandonou os estudos, pois seu desempenho na escola era muito baixo.

Hoje Pirincho é diretor e responsável técnico da Cicaré Helicópteros S.A. (www.cicare.com.ar). Já desenvolveu um simulador de voo, um sistema flex diesel-gás e mais de dez modelos de helicópteros, inclusive para a Força Aérea Argentina. Entre os mais recentes, está o Cicaré CH-14 Aguilucho(“Aguiazinha”), cujo vídeo de apresentação está aí embaixo:



Ponto final

Parece que Pirincho andou inspirando o pessoal na Nigéria. O físico Mubarak Muhammad Abdullahi construiu, em 2007, um helicóptero usando sucata. O modelo em questão (em nota da AFP publicada pelo G1), usava o motor de um Honda Civic de segunda mão com 133 cavalos, assentos de um velho Toyota e outras partes da carcaça de um Boieng 747 que caiu perto de sua cidade. A máquina de Mubarak atingia a altura de dois metros.

Nenhum comentário: