.....................

quarta-feira, setembro 23, 2009

Filme Gigante num pequeno país

"Gigante": Comédia, direção de Adrián Biniez

Desde a estreia no Festival de Gramado deste ano, textos sobre o filme uruguaio "Gigante" têm ocupado páginas e mais páginas de jornais, links e mais links na Internet. Quase sempre falam sobre a mesma coisa: a qualidade do cinema do nosso pequeno país vizinho, em destaque desde os sucessos de "Whisky" e "El Baño del Papa". Um fato que contrasta com o pouco incentivo que recebem e a necessidade de produzir com esse pouco.

"Gigante" é mais um desses filmes. Nada das questões existenciais vazias e levianas regadas à sexo e drogas que caracterizam os últimos campões de bilheteria do cinema brasileiro. Apenas histórias de gente real contadas de uma forma real.


Como a de Jara (Horacio Camandule), esse vigia grande apaixonado por Julia (Leonor Svarcas), uma das faxineiras do supermercado onde trabalha monitorando as câmeras de segurança. É através do vídeo, numa menção ao voyeurismo que tanto nos interessa e que tantos lucros rende aos reality-shows, que ele acompanha sua amada. De tão cego que está por essa paixão platônica, age em defesa dela mesmo sem saber se é correspondido. Falta-lhe a coragem para se declarar. De repente, toda a brutalidade daquele "monstro" de sabe-se lá quantos metros de altura por outros tantos de largura desaparece, e ele fica até menor e mais frágil que ela.


Nestes contrastes de grande e pequeno, fúria e calma, a estória é contada em 90 minutos em uma forma lenta, por vezes monótona. Uma decisão justificada. A própria vida de Jara era assim também, fazendo o controle das câmeras ao longo da madrugada em um supermercado vazio, sem movimento algum entre as gôndolas, ou entre movimentos repetitivos de outros colegas de empresa, como o padeiro que amassa o pão sempre da mesma forma.

O reconhecimento ao trabalho do diretor argentino Adrián Biniez veio em forma de prêmios em grandes festivais. Saiu com o Urso de Prata do Festival de Berlim este ano. De Gramado, o grandalhão Camandule levou um Kikito de melhor ator para casa e o filme ainda recebeu os prêmios de Melhor Roteiro e o Prêmio da Crítica.

Links:

Página da produtora do filme: http://www.controlzfilms.com/paginas/gigante.htm
Página do filme no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1360866/
Foto: Divulgação do filme

Um comentário:

Dani Alves Seade disse...

Pela tua resenha, deu vontade de assistir! Vou procurar.
Valeu pela dica.