.....................

sexta-feira, março 26, 2010

Porto Alegre 238 anos – comemoramos?

Mais um aniversário de Porto Alegre. Já são 238 anos.

Como todo bom porto-alegrense, já fui muito apaixonado pela cidade.

Exatamente: fui.

O sentimento que tinha antigamente ficou para trás, como o papel que meus conterrâneos insistem em jogar no chão. Ou ficou estagnado em algum congestionamento ou, quem sabe, soterrado sob os escombros de algum casarão antigo demolido.

Não consigo sentir esse ufanismo que tentam vender para comemorar o aniversário da capital. Não tenho visto muito para celebrar.

Uma cidade que já teve “o melhor das metrópoles com o melhor dos vilarejos”, mas que hoje reúne justamente o pior das grandes cidades com o pior das pequenas localidades.

A falta de educação do porto-alegrense é impressionante, principalmente no espaço público. Um povo que continua a reclamar de seu rio sujo enquanto atira lixo nos arroios cujas águas chegam lá.

A falta de planejamento para o futuro da cidade também. Porque uma cidade com pouco mais de 1 milhão de habitantes não deveria enfrentar tantos problemas viários. Todos sabem onde ficam os gargalos do trânsito, os problemas do transporte coletivo, mas quem tem o poder para fazer algo, não age. Assim continuamos reféns de engarrafamentos nos finais de semana, inclusive, e de ônibus lotados a qualquer dia, independente do horário.

O total desprezo pela história da cidade, sem nenhum cuidado com o patrimônio histórico do município. Restam poucos lugares onde podemos ir para encontrar as origens açorianas da capital, por exemplo.

O mais preocupante é ver o que se está pensando para o futuro da cidade. Um projeto capenga de baldeação do transporte coletivo para compensar mais uma frustrada tentativa do metrô. Alargamentos de vias são planejados, mas nada sai do papel. As ciclovias não são abrangentes. O subúrbio vai crescendo cada vez mais sem controle. A própria origem da cidade, o porto que lhe dá nome, envolvido em uma nova promessa, novamente definitiva, de revitalização, que resultará na apresentação de mais uma maquete para ser atirada em algum canto.

E ainda faltou falar de violência, saúde, educação e esse índice de tratamento de esgoto que coloca a cidade entre as piores do mundo.

Sei que esses problemas não são exclusividade de Porto Alegre, mas é justamente essa desculpa que tem freado o desenvolvimento da cidade.

Períodos ruins por agora. Outros piores pela frente.

Mas começo a me dar conta de uma coisa.

A cidade não tem culpa por ser administrada da forma que é e habitada pelas pessoas que vivem nela.

Perdão, Mui Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre. Espero que tenha melhor sorte no desconhecido futuro que te espera.

2 comentários:

Unknown disse...

Tchê concordo com o que escreveste sobre a nossa cidade, mas ainda sou ufanista da mesma.

Karoline Denardin disse...

"Uma cidade que já teve 'o melhor das metrópoles com o melhor dos vilarejos', mas que hoje reúne justamente o pior das grandes cidades com o pior das pequenas localidades." Perfeito. Disse tudo. O pior é que os tacanhas não conseguem enxergar.