.....................

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Dia 20/02/2007

Cenário 1: temperatura mínima, 8 ºC; temperatura máxima, 16 ºC; tempo seco, com bastante sol.
Cenário 2: temperatura mínima, 7 ºC; temperatura máxima, 17 ºC; alta umidade, com muita névoa e pancadas de chuva intensas.

O primeiro cenário corresponde a uma cidade na latitude 45º Norte, em pleno inverno europeu. O segundo, à latitude 30º Sul, durante o carnaval no tropical verão brasileiro. E foi sob essas condições que eu passei os dois últimos dias do carnaval. Ruim? Que nada, perfeito para “dolce far niente”!

Depois de um final de semana de trabalho e dormindo com o barulho de um sambódromo, as poucas horas de sono não me impediram de acordar cedo na segunda e me mandar à Rodoviária. Duas horas depois, e com 10 ºC a menos, estava em Gramado, embaixo da neblina.

Valeu a pena, por vários fatores: o inesperado frio e aquele ambiente de inverno, que sempre vem bem; o atendimento do pessoal do Gramado Hostel, a Nira e o João; as risadas e a longa conversa com as paulistas Andréia (primeira pessoa que eu conheci que foi no programa do Bozo) e Claudia (artista nata, capaz de sair de um seqüência de fondue e virar estrelinha na rua para baixar a comida); o banho de chuva após sair do Lago Negro; o banho de chuva em Canela; a loja onde, enfim, comprei um guarda-chuva...

Sem falar nas horas de descanso, nos chocolates, no verdadeiro sorvete à italiana, os capuccinos, mocaccinos, macchiatos e chocolates-quente, a sopa de capeletti, o gaiteiro na rodoviária de Canela... aliás, fazem falta artistas de rua na rodoviária e no aeroporto na capital. Imagine o turista chegando e sendo recebido por toques de cordeona? Afinal, isso é RS!

No final, restou como saldo:

- 0 (zero) minutos de cobertura de carnaval na TV;
- 10 horas de sono por noite, em média, mais duas ou três durante a tarde;
- 1 livro lido, “Jornalismo Brasileiro”, de José Marques de Melo;
- algumas idéias para o mestrado;
- uma grande curiosidade: o famoso (segundo minha mãe) perfume Chanel nº 5 é feito de uma gordura acumulada no ânus de um mamífero da Etiópia, a civeta;
- zerado, na carteira e no espírito, pronto para recomeçar.

E o melhor de tudo, que o Carnaval já foi. Parabéns às escolas campeãs, felicidades para quem gosta das festas e aproveitou bastante. Agora, ufa, só no ano que vem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, depois que tu me mandou o torpedo que eu pensei "por que eu não fiz o mesmo"? Acho que era meu destino ficar em Porto Alegre. Te explico o porque outra hora, hehehehe. Abraços!

Anônimo disse...

Ô Leonardi, sempre dando um jeito de viajar. Mas essa parte da gordura de ânus de civeta foi meio repugnante. Ah, foi.