.....................

quinta-feira, julho 17, 2008

Como assim, você não viu?
Empate sem graça entre Inter Baku e Rabotnicki pela Liga dos Campeões


Começou na quarta-feira a primeira fase da Liga dos Campeões da Europa 2008/2009, principal competição de clubes do continente. No Estádio Tofikh Bakhramov, em Baku, capital do Azerbaijão, o Inter Baku apenas empatou sem gols com o Rabotnicki Kometal da Macedônia e agora se vê obrigado a marcar gols na partida de volta para se classificar à próxima fase.

O Azerbaijão, uma das antigas repúblicas soviéticas no Cáucaso

Nossos correspondentes no Azerbaijão relatam uma partida marcada pela baixa qualidade técnica apresentada pelas duas equipes. Tanto o goleiro da equipe local, Svilen Simeonov, quanto o visitante, Ljupco Kmetovski, trabalharam pouco. O árbitro suíço Cyril Zimmermann precisou aplicar cinco cartões amarelos ao longo dos 90 minutos, quatro dos quais para os visitantes.

O belo Estádio da República Tofikh Bakhramov, em Baku, minutos antes dos portões serem abertos

O técnico do Inter, Valentyn Khodukin, não se mostrou satisfeito com o resultado. Argumentou que faltou valentia aos seus jogadores para buscarem uma definição. Além disso, esperava mais com a substituição feita aos 18 minutos do 2º tempo, quando sacou Emin Imamaliev para a entrada de Asif Mammadov, que pouco fez (o que seria justificado, segundo noticiam, por alterações no estado “etílico”). Khodukin não descarta uma substituição no gol, promovendo a entrada do brasileiro Wilson Junior.

Mais feliz está o treinador do Rabotnicki, Boban Babunski, mas tomando cuidado para não ficar babando e cair de bobo em casa. Afinal, um gol do time azeri na partida de volta, no dia 22, pode complicar as coisas para sua equipe. Entretanto, ele confia nas arrancadas do atacante Muarem Muarem como arma para classificar o time macedônio.

A Macedônia, na conflituosa região dos Balcãs, local da definição do classificado à próxima fase nesse grande embate

Demais resultados das primeiras partidas do torneio:

Llanelli (País de Gales) - Ventspils (Letônia) 1-0
Santa Coloma (Andorra) - Kaunas (Lituânia) 1-4
Tampere United (Finlândia) - Budućnost Podgorica (Montenegro) 2-1
BATE (Bielorússia) - Valur Reykjavík (Islândia) 2-0
Anorthosis (Chipre) - Pyunik (Armênia) 1-0
Dudelange (Luxemburgo) - Domžale (Eslovênia) 0-1
Dinamo Tirana (Albânia) - Modriča (Bosnia e Herzegovina) 0-2
Valletta (Malta) - Artmedia (Eslováquia) 0-2
Murata (São Marino) - IFK Göteborg (Suécia) 0-5
Dinamo Tbilisi (Geórgia) - NSÍ (Ilhas Faroe) 3-0
Aktobe (Cazaquistão) - Sheriff (Moldávia) 1-0
Drogheda (Irlanda) - Levadia (Estônia) 2-1
Linfield (Irlanda do Norte) - Dinamo Zagreb (Croácia) 0-2

Nessa primeira etapa da Liga dos Campeões, participam equipes de países com pior colocação no ranking da UEFA. Os grandes, como Manchester United, Inter de Milão, Real Madrid ou Bayern de Munique entram apenas na fase de grupos, que inicia em setembro. A meta de todos é chegar em Roma, no dia 27 de maio de 2009, e erguer a taça. Quem sabe não veremos os craques do Inter Baku e Rabotnicki lá?

Ponto Final

Ao final da partida, os dirigentes do Inter Baku negaram as informações das agências internacionais de que o clube estaria interessado em contratar Ronaldo Fenômeno. As fotos publicadas no tablóide inglês The Sun (abaixo e aqui) fizeram o clube recuar na idéia e prestigiar seus três atacantes atuais, Roman Cuello Arizmendi, Khagani Mamedov e Walter Guglielmone.



PS: tirando os resultados dos jogos, referências a estadios, cidades e paises, e os nomes dos personagens e clubes acima, retirados do site da UEFA, as demais informações não passam de mera ficção. À exceção da barriga do Ronaldo, por mais incrível que pareça. Para quem quiser mais informações sobre o futebol azeri, basta acessar o site http://www.football-plus.az/ e tentar entender o que está lá.

Nenhum comentário: