.....................

segunda-feira, setembro 29, 2008

Um Leonardi no futebol

Eu sei, esse título é inacreditável até para mim. Mas sim, há muitos e muitos anos um Leonardi jogou futebol. Inclusive era forward titular da Seleção Argentina.


O fato completou 94 anos no último sábado. No dia 27 de setembro de 1914, Brasil e Argentina jogavam em Buenos Aires pela Copa Roca, primeira taça disputada pelos hoje tradicionais rivais sul-americanos. Os brasileiros foram recebidos com festa na capital hermana, e iam vencendo a decisiva partida por 1 a 0, com um chute de 30 metros dado por Rubens Salles.

Eis que o argentino Leonardi dominou a bola com a mão e marcou aquele que seria o gol de empate dos locais. O juiz brasileiro Alberto Borgerth, cirurgião de profissão, validou o gol, que não foi comemorado. O capitão argentino, Gallup Lanús, acompanhado dos colegas, avisou a Borgerth a irregularidade ocorrida no lance e pediu a anulação do gol, sendo atendido pelo árbitro. A partida terminaria com a vitória dos brasileiros, ovacionados ao final pelos torcedores portenhos.

Imagino os jornalistas do La Nación ao final da partida interrogando meu parente sobre o ocorrido, e ele respondendo apenas “Fue la mano de Dios”.

Ponto final

E daquele dia em diante, como um castigo, todo e qualquer Leonardi que se aventurasse a brincar com uma bola teria destino certo: o gol.

Apenas por curiosidade, fica aqui a ficha técnica da partida:

Copa Roca 1914
Brasil 1 x 0 Argentina
Dia: 27/09/1914
Local: Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires (ARG)
Brasil: Marcos (G); Pindaro de Carvalho e Nery (Z); Lagrecca, Rubens Salles e Pernambuco (M); Millon, Oswaldo Gomes, Friedenreich, Bartô I e Arnaldo (A).
Argentina: Juan Rithner (G); Bernascioni e Gallup Lanús (Z); Naun, Sande e Sayanez (M); J. J. Lamas, R. Leonardi, A. Piaggio, Izaguirre e Crespo (A).

Nenhum comentário: