.....................

terça-feira, outubro 28, 2008

Jazz ao modo gaúcho

O palco do Theatro São Pedro recebeu, entre 21 e 23 de outubro, o 1º Festival Jazz às Pampas. A gauchada que gosta do estilo teve três grandes oportunidades de ver e, principalmente, ouvir, uma ótima seleção do que se está fazendo no cenário do Rio Grande do Sul.

Estava há um tempão querendo ir a uma apresentação de jazz e aproveitei para ir na última noite. No programa, Trio de Janeiro, o projeto Xquinas, Quartchêto e a Porto Alegre Orquestra de Espetáculos, além das intervenções do Jorginho do Trompete, craque no improviso.

Fui atraído pela proposta do Quartchêto, conjunto formado por bateria, violão e gaita, como uma banda de música gaúcha, mas com o diferencial do trombone. Para mim, foi a melhor apresentação da noite. Foi muito bom ouvir estilos como milonga, chamamé, vanerão e chacarera, que gosto, com o trombone. É muito bom poder ouvir um som da região adaptado ao jazz, e não apenas reproduções do que os grandes já fizeram.

O projeto Xquinas também fez um ótimo show. Com o “tio” Geraldo Flach no piano comandando a “gurizada”, passaram por estilos musicais variados, do tradicionalismo ao tradicional, também fazendo uso de gaita. O Trio de Janeiro teve o diferencial de trazer ritmos e instrumentos típicos africanos para o palco. Por fim, me surpreendi com a Porto Alegre Orquestra de Espetáculos, uma big band gaúcha, tendo como leader o Maestro Garoto.

Ao final, o merecido reconhecimento ao idealizador do projeto, Guinter Kleemann (programa “A hora do Jazz”, na Rádio da UFRGS, 1080AM, aos sábados, às 19h) e à produtora Ivana Dalle Molle, além de Cláudio Sander e Ricardo Arenhaldt e todos os músicos que tornaram possível a experiência de mostrar o jazz gaúcho.

Ponto final

Como o evento teve uma boa presença de público, acredito que este não será o único festival. Mas o melhor é que não será necessário esperar até o próximo ano. Estão previstos shows mensais do projeto “Jazz às Pampas”. A primeira das apresentações está marcada para o dia 18 de novembro, no auditório do Instituto Cultural Norte Americano, em Porto Alegre.

Um comentário:

Perfil disse...

Queria ter ido lá ver, mas não rolou. Abraço, parceiro. O Cusco está de volta com atualizações diárias.

www.cuscoxexelento.blogspot.com