.....................

quinta-feira, agosto 27, 2009

Perseguido pelo Grêmio na Argentina

Parece que a antiga alcunha de "time mais argentino do Brasil", usada para descrever o Grêmio, levou os hermanos a desenvolver uma certa simpatia pelo tricolor. Durante a viagem pra Buenos Aires, nas férias, várias vezes tive referências que me faziam lembrar do clube.

Era até curioso o número de pessoas que, ao tomarem conhecimento de que era do Brasil, falavam que torciam pelo Grêmio. Antes até de eu mencionar as palavras "futebol" ou "Porto Alegre".

Muito melhor que em 2004, quando fui a primeira vez para lá e, numa loja de esportes, o vendedor perguntou de onde eu era. Respondi e ele prontamente se entusiasmou. "Sim, Porto Alegre! Temos camisetas de times de Porto Alegre ali", apontando para a arara na qual repousavam as camisas da dupla mineira, Atlético e Cruzeiro.

Desta vez foi diferente. Claro que o fato do Grêmio estar na semifinal da Libertadores pesava. Havia recém jogado, e perdido, a primeira partida contra o Cruzeiro. "A defesa de vocês estava tomando mate naqueles gols, hein?", me disse um taxista. E, também, pesava o fato deles preferirem um brasileiro campeão a ver as comemorações em La Plata pelo Estudiantes. (Não deu)

Mas me sentia com o Grêmio onde eu estivesse. Nas lojas esportivas da Lavalle, ou da própria Florida, a tricolor estava nas vitrines. Algum colorado pode até dizer que "a do Inter não tinha porque venderam todas". Mas não. O Maxi López é bem mais popular que o D'Alessandro.

As conversas com os locais e o comércio não são as únicas provas do meu argumento de ser seguido pelo Grêmio em Bs.As. Tem mais.

1) O troféu no Museu do Boca

Tirei essa foto na loja no Museu do Boca, dentro da Bombonera. Eram as únicas duas réplicas do troféu da Libertadores à venda, cada uma por 300 pesos (R$ 200).


O detalhe está na base:


Também fiquei com essa dúvida que está na sua cabeça, caro leitor (ou estará agora): porque a do Grêmio? Influência da final da Libertadores de 2007?

2) O clube irmão

O Club Almagro (www.calmagro.com.ar) é uma equipe do bairro de mesmo nome em Buenos Aires. Abaixo, uma imagem de um uniforme recente do clube.


Não é uma das camisetas mais bonitas (aquele logo do patrocinador...), mas é bastante curiosa. A relação entre os argentinos e o Grêmio não é nova, como dá pra ver pela notícia divulgada no site do clube gaúcho em 2007 (clique aqui). O Almagro disputou a primeira divisão do argentino pela última vez em 2005 e, agora em julho, caiu para a terceira divisão.

3) Azul, branco e... preto?

Sempre achei essa camisa do Vélez Sarsfield muito bonita. Olhando pelas fotos do Olé, assim como na imagem abaixo, achava interessante a composição em azul, preto e branco.


Como a viagem aconteceu às vésperas da última rodada do Clausura, e o Vélez com chance de ser campeão (e foi), complicou para achar a camisa. Consegui um modelo mais antigo. Só aí pude ver que não era preto, mas sim um azul bem escuro. Para a temporada atual, voltou a ser um "V" simples. ¡Una lástima!


4) O copo de sorvete

Fomos tomar um sorvete na Freddo (recomendo) e ao olhar pro balcão vejo esse curioso recipiente.


Foi a desculpa perfeita para comer mais de meio quilo de sorvete. Gastei uma grana, mas valeu por mais uma "taça" tricolor.

5) Pra terminar...

Olha as cores do rótulo da cerveja preferida dos hermanos.


Tá, exagerei um pouco. Vale a pena dar uma lida nesta notícia no site do Grêmio para ver outras influências do clube por aí.

Agora imagine se o departamento de marketing do Grêmio fosse tão organizado quanto o do co-irmão...

Ponto final

Foi no rugby argentino que o Grêmio foi buscar inspiração para uma das camisas mais bonitas entre tantos erros da Puma nos últimos anos. O uniforme nº2, utilizado na Libertadores em 2009, é semelhante ao utilizado pela seleção argentina de rugby no Mundial de 2007, na França.


Aliás, do rugby também ficam duas sugestões para a fornecedora de material esportivo do tricolor.

A primeira vem da Argentina, feita pela Reebok para o San Isidro Club.


A segunda proposta é o uniforme da equipe inglesa do Bath Rugby. É até mais simples de se adaptar, uma vez que já é um modelo da Puma (e sem anteninhas).



PS: Falando em Grêmio, fica a dica de um blog sobre o Tricolor. Azul, Preto e Branco: http://azulpretoebranco.com.br/

Um comentário:

Thiago C. Brum disse...

Só um Gremistão mesmo pra ver tanta coisa relacionada ao Glorioso em BsAs!

Patroa e eu estamos no aguardo de mais um churrasco de patinho... huahuahuahuahuahu...

Abração!