Radio Corazón, de Roberto Artiagoitia
Imagine se a produção de um desses programas de TV à tarde que mostra problemas familiares, ou da rádio à noite, com histórias de amor, selecionasse três curiosos casos e decidisse fazer um filme. Pois é, no Chile isso aconteceu com Radio Corazón.
Roberto Artiagoitia, mais conhecido como "Rumpy", comanda na Radio Corazón FM de Santiago, de segunda à sexta, das 14h às 16h, o programa “El Chacotero Sentimental” (dá pra ouvir por aqui). Nestas duas horas, chilenos ligam para relatar seus casos e problemas e para desabafar.
Roberto "Rumpy" Artiagoitia
Em 1999, veio o primeiro filme, que levou o nome do programa, e foi um grande sucesso de público do outro lado da Cordilheira, com quase 800 mil espectadores. Agora, tendo o nome da rádio como título, o sucesso se repetiu e, nas cinco primeiras semanas, 350 mil pessoas foram aos cinemas (ok, ainda está bem longe dos 2,318 milhões do “Tropa de Elite”, mas o público lá é menor também...).
Não acredito que o filme chegue aos cinemas brasileiros, salvo a alguma mostra especial de filmes chilenos. Por isso, vou tomar a liberdade de contar um pouco mais da obra. Radio Corazón coloca na tela do cinema três histórias relatadas no programa de Rumpy.
Na primeira, um pai conta o caso de sua filha. Às vésperas de completar 18 anos, a menina é a única do seu grupo de amigas que ainda não cumpriu a promessa de perder a virgindade antes do aniversário. Para que não fosse com qualquer um, ela decide pedir a uma pessoa mais “próxima”: o próprio pai. Como ela o flagrou com outra, começa a fazer chantagem, ameaçando contar para a mãe a traição. Parecia não restar outra opção para ele e, quando chega o aniversário, leva a pequena para o apartamento de um amigo e ali, depois de algumas taças de vinho, pede para que ela não abra os olhos. Nisso, troca de lugar com o proprietário do apartamento e deixa que ele faça o “trabalho”.
¿Y ahora cumpa, que haces?
Em outra história, um jovem leva sua noiva para que conheça a sua mãe. Durante os preparativos do casamento, a proximidade faz com que ela se apaixone pela nora e ambas acabam tendo um caso. As duas são pegas no flagra pelo filho-noivo. Obviamente o matrimônio é cancelado, o guri se some no mundo, e a mãe, por meio do rádio, busca o perdão.
Para terminar, uma empregada conta que, onde trabalha, uma jovem esposa está com uma doença terminal, se aproximando cada dia mais da morte. Temendo a traição do marido com qualquer outra, pede à empregada para que ela seja amante dele. Apesar de não concordar muito com a idéia num primeiro momento, aos poucos os dois acabam se relacionando. Com a inevitável morte da patroa, pouco tempo depois os dois oficializam a relação, ainda não bem aceita pela família.
São casos que fogem da normalidade, que alguns até diriam doentios ou não tardariam a bradar um “Mas o que é isso? Que pouca vergonha!”. Mas pense bem. Neste momento, você não teria nada para contar ao “Chacotero Sentimental”?
Ponto final
Trailer de Radio Corazón:
3 comentários:
Vim parar aqui procurando informações sobre "La Señal".
Esse filme chileno parece bem original. Não tinha ouvido falar sobre ele, vou pelo menos tentar escutar o programa.
Camila
mesmachuva.blogger.com.br
Cara, eu tenho que assistir esse filme, hehehe. Aliás, todo mundo devia ver mais filmes latinos do que os tradicionais blockbusters americanos.
Abraços!
Postar um comentário