.....................

segunda-feira, maio 12, 2008

Fontes de rock italiano

Pense rápido em uma música italiana. E aí, qual foi o resultado? Deixa eu tentar adivinhar. Talvez tenha vindo a imagem de alguma música clássica, ou do Pavarotti se esgoelando num palco. Ou, quem sabe, alguma coisa de folclore em dialeto, tipo, “Mèrica, mèrica” ou “Funiculì, funiculà”? Se for mais velhinho ou romântico, pode ter pensado em “Sapore di Sale” ou “Champagne”, na voz do Pepino di Capri. Ou então o clássico “Nel blu, dipinto di blu”... não sabe qual é essa? Tá, é que o pessoal conhece mais como “Volare”. E na interpretação dos Gipsy Kings (que nem italianos são...).

De mais recente, alguns se lembram de Laura Pausini e Andrea Bocelli, ou até o Tiziano Ferro, que tocou algumas românticas em trilhas de novelas globais - mas surgiu na Itália meio como um rapper.

De fato, o rock italiano atual não tem muita força e até, às vezes, qualidade para expandir pelo mundo. Se bem que não se pode dizer “rock”, o que existe mesmo é mais pop ou menos.

Mas tem muita gente lá na velha bota fazendo música boa. Por exemplo Zucchero (esteve no Brasil em 2007), Ligabue e um, em especial, merecia ser mais conhecido: Vasco Rossi. Visto como o maior no seu país, é totalmente desconhecido por estas bandas. Não me lembro de ter escutado algumas vez uma música sua na rádio (até porque a única rádio em Porto Alegre que toca música italiana atual é a Antena 1, e ainda assim poucas vezes ao dia).

A imagem de “Blasco”, como também é conhecido, me faz lembrar de Ozzy Osbourne. Não pelas músicas, mas pelo jeito “tiozão roqueiro animando a gurizada”. Mas Rossi parece um pouco mais saúdavel, mas não menos louco. Até montou uma equipe de MotoGP, campeã do mundo das 125cc em 2000 com o piloto Roberto Locatelli (não sei se o Valentino Rossi correu para ele...)

Conforme seu site, as letras dele são polêmicas, provocativas e irônicas. Resume bem o conteúdo de “Gli spari sopra”, uma das melhores dele.



Se vocês são “aqueles cômodos” que “estão bem”
Se outros vivem com nada porque vocês são os “espertos”
Você vai ver que, colocado assim,
Is beautiful!!!!
Se são “hipócritas ágeis”, nunca são culpados
Se nunca estão com os mais fracos e têm estômago forte
Sorriam! Os disparos são para nós!

Sempre foi fácil fazer injustiças
Pegar, manipular, fazer crer
Mas agora estejam mais atentos
Porque tudo estará escrito
E se passam os exércitos e desaparecem os heróis
Se a guerra (agora) nós começamos a fazer
Não sorriam! Os disparos são para vocês!

Vocês ágeis em ter sempre um pé aqui e outro ali
Terão um futuro certo neste mundo
Mas e a dignidade, onde perderam?
E se para sobreviver a qualquer porcaria
Deixam acontecer e dizem “não é culpa minha”
Sorriam! Os disparos são para nós!


Ponto Final

Para quem quer saber mais sobre Vasco Rossi o site oficial é o www.vascorossi.net. Das músicas, sugiro “Come stai”, “Ti prendo e ti porto via”, “Buoni o cattivi”, “...Stupendo”, “Albachiara” e baladinhas como “Senza Parole”, “Sally”, “Un Senso” ou até a canção mais recente, “Il mondo che vorrei”.

E para aqueles que desejam ouvir as últimas do cenário pop italiano, vale a pena ouvir a “Radio Italia” (www.radioitalia.it). Como seu slogan diz, toca apenas música italiana. Já deixei o endereço da rádio online gravado nos favoritos e, quando estou no micro, vou ouvindo.

Nenhum comentário: