.....................

sexta-feira, outubro 23, 2009

Libro de Oro Futbol Actualidad 1953 e outras velharias

Antes, uma dica: clique nas imagens para ver em tamanho maior

Não posso passar perto de brique ou qualquer outra feira que venda antiguidades. Principalmente se tiver impressos. O gasto é inevitável.

Foi o caso da revista que é tema deste post, o “Libro de Oro Futbol Actualidad”, de 1953, comprado numa feira na Ciudad Vieja, em Montevidéu.


O destaque da edição são os preparativos para a Copa do Mundo de futebol de 1954, realizada na Suíça. Os uruguaios eram os campeões mundiais à época, pois haviam conquistado a edição de 1950, no famoso episódio do “Maracanazo” sobre o Brasil.

O Libro de Oro repassa os principais fatos nos esportes uruguaios naquele ano. Aliás, não só do esporte, como também há espaço até para o cinema. A novidade naquele ano era a chegada do sistema em terceira dimensão às salas do país, que não agradou muito.


Interessante também são os anúncios. Como o de baixo, que mostra que o fenômeno “emo” não é nada recente.


Pra quem gosta de cervejas uruguaias, tem essa relíquia da Patrícia, que tinha como grande diferencial ser “elaborada com a maravilhosa água Salus”.


A publicidade seguinte me chamou a atenção por algo não muito comentado, mas que deve ser verídico até hoje.


Como assim, comemos cerca de 17% da pasta de dente que usamos? Mais curioso é a sugestão de experimentar um pouco do creme para ver se os ingredientes são puros. Ou seja, dos males o menor.

Mas o que me impressionou mesmo é esse anúncio de óleo automotivo da Esso.


Aparentemente, nada anormal. Mas veja o detalhe do senhor agachado em frente ao carro.


Fumando em pleno posto de combustíveis! Mais além da ingenuidade da época, aí se vê como a imagem do cigarro estava ligada a sucesso. É o pai de família com seu cigarro tranquilamente enquanto os frentistas trabalham em seu grande carro.

Quando você compra um livro ou revista em sebo, corre o “risco” de encontrar coisas dentro, desde marcadores de página até lista de compras de 1975 (já aconteceu comigo).

Ao ler a revista, caíram algumas coisas de dentro. Uma delas foi essa foto.


Aparentemente, nada de mais. Mas junto veio um papel com a seguinte anotação: “Campiones Olímpicos. 9 junio 1924. Realizado en el Restráu Santuchi.”

A outra surpresa foi essa tabela da Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina, com os resultados preenchidos à mão por alguém que morava nos EUA à época. No destaque, a fatídica rodada dos 6x0 da Argentina contra o Peru que tiraram o Brasil da decisão naquele ano.


Esse ingresso também estava dentro da revista. É uma cortesia da companhia aérea Eastern (não existe mais) para assistir o jogo de futebol entre Miami Toros e New York Atoms pela antiga NASL (North American Soccer League), no estádio Orange Bowl.


Não cita o ano. Mas a equipe de Miami existiu entre 1972 e 1976. Nesse período, a única vez que dia 14 de junho caiu numa sexta foi em 1974, ano que os Toros ganharam a divisão leste mas perderam o campeonato para o Los Angeles Aztecs.

Pra terminar, uma outra revista comprada em um sebo há dois anos. Acho sensacional essa capa da edição 2067 da El Gráfico, de 7 de maio de 1959, porque valoriza uma parte importante do jogo que, geralmente, é esquecida e mal tratada: a bola.


Ponto final

Outra quinquilharia comprada em Montevidéu foi essa imagem do D-ABYJ, um Boeing 747-200 da Lufthansa.


Na verdade é uma régua, com os horários do voo entre Santiago do Chile e Frankfurt (aliás, a cidade alemã foi grafada errada em uma das tabelas) e todas as escalas.


E também tem um mapa dos assentos da aeronave, numa época em que ainda era permitido fumar durante a viagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable post and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.