.....................

quarta-feira, janeiro 20, 2010

90 anos de Fellini

Em 20 de janeiro de 1920, nascia em Rimini (Itália) o diretor de cinema Federico Fellini. Achei uns cinco posts daqui do blog sobre "Il Maestro" (os links estão no final desse post). Fica difícil escrever algo novo. Mas sesmpre tem.

Lembro que o primeiro filme que vi dele foi o clássico "A Doce Vida", numa das várias idas ao cinema da Casa de Cultura Mario Quintana. Ainda que tenha saído sem entender algumas coisas, fiquei impressionado com o realismo fantástico em suas obras (consequência do uso, em seus roteiros, de seus sonhos), a forma como ele conta sua história, a capacidade de Fellini dirigir uma grande quantidade de atores numa mesma cena, transformando o set de filmagem num picadeiro, suas broncas com a igreja e a política, a fraqueza e estupidez de seus personagens masculinos, a força dos femininos, e a música de Nino Rota. E, tá, a Anita Ekberg também.


Gosto muito de "A Doce Vida", mas "La Strada", "Amarcord" e "E la nave va..." estão entre os melhores para mim. Ainda quero ver novamente "8 1/2". Não achei nada legal Satyricon, até ver o esforço que os atores tiveram que fazer para atuar no filme, quase animalizados. Mas o preferido, curiosamente, não é um filme, mas sim o episódio "As tentações do Dr. Antonio", um dos quatro atos que compõe o filme "Boccaccio 70" (além de Fellini, também participaram do projeto Mario Monicelli, Luchino Visconti e Vittorio de Sica, grandes do cinema italiano no pós-guerra).

Fellini com sua esposa (e protagonista de alguns de seus filmes) Giulietta Masina

Por mais que tenha uma forte ligação com Roma, seus filmes apresentam algumas marcas deixadas pela sua cidade natal. Uma cidade litôranea, à leste da Itália, na costa do Adriático, bem diferente das famosas imagens do lado oeste de península. A costa em Rimini lembra muito o litoral gaúcho, com o mar aberto, sem formação de baías, uma reta só. Agitada no verão, a cidade morre no inverno. Tive a oportunidade de conhecer a cidade no outono e confirmar isso. Próximo ao albergue onde me hospedei, casas fechadas, madeiras sobre as janelas, restaurantes com cartazes avisando que só voltariam a operar na próxima temporada e algum jornal com data do verão rolando pela rua. Cenas que já tinha visto em algumas de suas obras. Movimento, só no centro e de pessoas em direção aos free-shops em San Marino.

Se ainda estivesse vivo, Fellini completaria hoje 90 anos. Mas faleceu na capital italiana, no dia 31 de outubro de 1993.

Outros posts sobre Fellini:

11/2009 - Circo Fellini
Sobre a mostra em Porto Alegre sobre o diretor, no ano passado

09/2007 - O dia que fui argentino
A visita a Rimini e a "pequena" confusão feita pela senhora que trabalha no Museu Fellini.

05/2007 - Julieta dos Espíritos e a aranha
O filme Giulietta degli Spiriti

04/2007 - Itália, Mastroianni, mulheres, falar de mais ou de menos
O documentário sobre o ator Marcello Mastroianni, grande parceiro de Fellini.


03/2007 - Roma de Fellini, mas com Porto Alegre

Sobre o filme "Roma", comparando com a nossa capital

Nenhum comentário: